terça-feira, 13 de janeiro de 2009

"O AR"

O AR

por Minadra Sehn

O ar atmosférico é formado por gases de diferentes tipos, entre eles o Nitrgênio, o Oxigênio, o gás carbônico e outros gases. No ar, o gás que mais tem é o nitrogênio que possui 78%, o oxigênio etsá em 2° lugar e tem 21%. O ar é indispensável para a vida da maiorias dos seres vivos do planeta terra.
O vapor d'água está presente com o ar, de acordo com o lugar e o clima.
A composição do ar também varia com a altitude.
O vapor de água contribui para manter a temperatura das plantas e a umidade relativa do ar.
A produção de gás carbônico pode ser feita de dois modos principais: através da respiração dos seres vivos ou pela queima de materiais.
O ar apresenta propriedades caracterísicas como se espalhar pelo ambiente e exercer pressão sobre tudo o que se encontra na superfície terrestre. Existe um movimento contínuo do ar de uma região para outra. Quando o ar esquenta se torna mais denso e se eleva.
O ar que respiramos na nossa região ainda é bem limpo, por que não temos grandes indústrias. Nas grandes cidades as pessoas sofrem com a poluição do ar que respiram.

"ÁGUA"

Estudantes da 5ª série 2 " vespertino", após estudarem na disciplina de Ciências sobre os importantes e indispensáveis elementos na natureza como o "o ar e a água" fizeram textos e eles mesmos escolheram um texto de cada para apresentar no blog. Vamos a eles.

A ÁGUA
por Franciele Heck

A água é a principal substância que existe no mundo. Ela é uma substância líquida , às vezes gasosa e sólida. Não tem cor, cheiro e gosto. As moléculas da água são 2 de hidrogênio e 1 de oxigênio.
A contaminãção da água é uma coisa que acontece quando a água está poluída, tem gente que morre por causa da poluição da água. Nós temos obrigação de cuidar bem da água.
Sem a água não viveríamos, o humano tem aproximadamente 67% de água, e a pessoa só pode ficar 3 dias sem beber água, mas pode ficar até uma semana sem comida. Quase tudo no mundo precisa de água.Para as plantas crescerem precisam de água.
Temos 0,4% de água nos rios e lagos, 77,2% nas geleiras e 22,4% são águas subterrâneas e se a gente continuar assim, daqui a alguns anos, vai faltar água e apenas aí todo o mundovai se dar conta de como a gente necessita da água e vai começar a valorizá-la.